quarta-feira, dezembro 31, 2003

ATÉ PARA O ANO!

Bom 2004.

AJUDA

Uma ajudinha aqui para quem tiver dificuldades em responder à adivinha.

terça-feira, dezembro 30, 2003

ADIVINHA

Quem pratica actos violentos indiscriminadamente, com o objectivo de causar pânico e insegurança, é terrorista. Quem alerta constantemente para a forte possibilidade de atentados que nunca se verificam, causando com isso pânico e insegurança, é o quê?

LEITURAS PERIGOSAS

A prova de que ler muito pode fazer mal (e não é só aos olhos).

PERGUNTA DE ALGIBEIRA

Não é suposto os primeiros-ministros - quando aceitam falar sobre qualquer coisa - dizerem mais do que lugares-comuns?

O QUE ELES INVENTAM...

Boas notícias aqui, se é uma daquelas pessoas que detestam levar o cãozinho à rua quando está a chover e desesperam só de pensar no trabalho que vão ter a secá-lo, no final do passeio. Tem um senão: a aversão às saídas à chuva é transferida para o animal.

segunda-feira, dezembro 29, 2003

OS SÉRVIOS E OS OUTROS

Felizmente sem maioria absoluta, os ultranacionalistas sérvios ganharam as legislativas de ontem. O próprio Slobodan Milosevic, preso em Haia, foi eleito deputado numas eleições que, até ver, não foram fraudulentas. Esta constitui mais uma triste prova de que não é com imposições que os povos passam a ser moderados, sobretudo os que têm problemas complexos, com muitos séculos de História, por muito que nela se contem episódios abomináveis.
Pode dizer-se, como hoje ouvi, que "os sérvios não aprendem". Mas parece-me que quem não aprende é quem, ignorando os tais problemas complexos, não mostra sequer interesse em conhecê-los (para quê, quando se tem um poderio militar incomparável, podendo resolver tudo à força?), e fomenta com isso ódios e perigos ainda maiores, como revelam os resultados destas legislativas.

O INDULTO

A enfermeira da Maia acusada, em Janeiro do ano passado, de praticar abortos clandestinos foi indultada pelo Presidente da República. A esquerda viu no perdão de pena um sinal que Jorge Sampaio está a querer dar à sociedade portuguesa, uma mensagem de cariz político, e aplaudiu.
Ora, ou a esquerda está a utilizar a situação para trazer mais uma vez a questão à baila, mesmo sendo este um indulto sem segundas intenções por parte do chefe de Estado; ou Sampaio quer de facto passar uma mensagem, e, nesse caso, convém sabermos exactamente, dos crimes pelos quais a enfermeira foi condenada, qual ou quais o Presidente considera mais aceitáveis: falsificar receitas médicas, desviar medicamentos de hospitais ou tirar proveito, ganhando dinheiro com isso, do facto de mulheres grávidas e aflitas não poderem interromper a sua gravidez legalmente e com as mínimas condições?

sexta-feira, dezembro 26, 2003

OS PAÍSES NA COMUNICAÇÃO SOCIAL

Eis um mapa muito interessante, que revela a percentagem de atenção que alguns órgãos de comunicação social - como a BBC, a CNN, o New York Times ou o Washington Post - dão aos vários países, em todo o Mundo. E também há uma lista com informação mais pormenorizada, por país.

terça-feira, dezembro 23, 2003

FELIZ NATAL

Aqui fica um link para um site onde podemos fazer o nosso próprio floco de neve (o meu ficou assim) e o desejo de que tenham um óptimo Natal.

segunda-feira, dezembro 22, 2003

WISHLIST EGOÍSTA

Em 2004, gostava muito:

- de comprar casa. No centro de Lisboa, de preferência;
- de ser promovida (não importa a quê);
- que o meu endocrinologista me dissesse que estou curada do hipertiroidismo.
Enquanto isso não acontece, vou comprando diferentes champôs, até acertar no que mais me convém.

FÉRIAS

Nada como estar de férias. Nem que seja para não ir a lado nenhum.

sábado, dezembro 20, 2003

CHINESICES

Esta é a história de um chinês de 24 anos viciado num jogo online chamado "RedMoon". Durante dois anos, Li Hongchen gastou cerca de 170 euros e passou horas a fio na Internet para conseguir armas virtuais e, com elas, obter vitórias no jogo. Mas um "hacker" dos maus roubou-lhe em Fevereiro todas as armas. Li decidiu levar o caso à justiça e, na quinta-feira, um tribunal de Pequim ordenou que a empresa detentora do jogo, responsável pela falta de segurança que permitiu o roubo, devolva ao jovem os objectos virtuais furtados, nos quais se inclui uma reserva de armas bioquímicas.
Se calhar, estou tirar conclusões precipitadas, mas tenho para mim que o Saddam escondeu as armas de destruição maciça algures na Internet.

sexta-feira, dezembro 19, 2003

A SOLUÇÃO

A Sony apresentou hoje a nova faceta do seu robô com forma de criança, o Qrio, que além de andar, dançar e chutar a bola, pode agora também correr. Dizem os responsáveis da empresa que esta nova capacidade do robô exigiu muito engenho, uma vez que a máquina tem de saltar do chão, nem que seja por uma fracção de segundo, para conseguir correr. Ora, está bom de ver que os fantásticos engenheiros da Sony, embora levem o seu tempo, são capazes de fazer o tudo e mais alguma coisa com as articulações do boneco. Posto isto, parece-me óbvio que, além de ter em Portugal um mercado potencialmente rentável, a Sony tem o poder de tirar o País da profunda depressão em que está mergulhado desde há um ano. Basta pôr o Qrio a fazer determinadas coisas, para grande satisfação dos pedófilos portugueses, das eventuais vítimas, e de quem já não suporta ouvir nem mais uma história sobre abuso sexual de menores.

quinta-feira, dezembro 18, 2003

PRIORIDADES

Além de andarem preocupados com eventuais ataques terroristas contra as suas vacas, os norte-americanos, ou mais precisamente os nova-iorquinos, estão completamente obcecados com armários espaçosos. Aliás, esta é a sua maior inquietação. Chegam mesmo a salivar de inveja quando visitam a casa de alguém com um armário mais amplo do que o deles. Sofrem imenso. E andamos nós aqui a debater a questão do aborto, a pedofilia, a Guerra no Iraque, o fracasso do acordo sobre a Constituição Europeia e mais uma série de futilidades. Shame on us...

INSULTOS

Quem precisar de insultar alguém, mas tem preguiça ou dificuldade em imaginar a ofensa ideal, encontra aqui uma boa ajuda. Depois, é só traduzir o resultado neste ou neste sítio, e receber os insultos a dobrar, por ter dito coisas tão ridículas.

quarta-feira, dezembro 17, 2003

O PRÓXIMO INVERNO

Joan Riudavets Moll é espanhol e é o homem mais velho do Mundo, com 114 anos completados há dois dias. Vi-o hoje de manhã na televisão e pareceu-me muito bem para a idade. Percebe o que lhe dizem e não parece ter problemas graves de saúde, além dos usuais, próprios de quem tem mais de 80 anos. Na altura, pensei: "Olha que bem que está o senhor... Assim, até é capaz de não ser muito mau chegar àquela idade". Mas, depois de reflectir mais um bocado, cheguei à conclusão de que, por muito que haja energia e clarividência, não pode ser bom viver tanto tempo. Afinal, qual é a piada de, durante 30 anos, no mínimo, se saber que o mais provável é morrer no próximo Inverno?

terça-feira, dezembro 16, 2003

SADDAM COMO UMA VACA

Na opinião do cardeal italiano Renato Martino, Saddam foi tratado como um vaca. Concordo. E também fiquei chocada, tal como o cardeal. No entanto, isso pode não ser um sinal de que o antigo presidente iraquiano vai ser mal tratado. É que, felizmente, os norte-americanos andam cada vez mais preocupados com as vacas.

segunda-feira, dezembro 15, 2003

TESTE (À CONSCIÊNCIA)

Neste site, podemos saber quantos planetas como a Terra seriam necessários se toda a gente tivesse o nosso estilo de vida. Correndo o risco de perder amigos e reconhecendo que é um resultado vergonhoso, revelo o meu: 2,3. Brrr...

domingo, dezembro 14, 2003

ABRUNHOSA

Em entrevista ao Actual, suplemento do Expresso, Pedro Abrunhosa confirma o que já todos sabíamos: é dono de uma profundidade desconcertante. À pergunta “Imagine que tinha liberdade para escolher o título desta entrevista e que este representaria os últimos dez anos da sua carreira. Qual seria?”, o autor dos álbuns “Viagens”, “Tempo”, “Momento”, “Silêncio” e “Palco” responde: “Palavras”.

FINALMENTE

Foi capturado este lunático perigoso. Sem violência.

quinta-feira, dezembro 11, 2003

SIMULADORES

Estes dois simuladores são, no mínimo, engraçados. Um refere-se ao movimento humano, tendo em conta variantes como o peso ou o estado de espírito, e o outro à taxa de alcoolémia. Neste último, temos de enfiar a chave na fechadura.

quarta-feira, dezembro 10, 2003

OS HOMENS...

Esta é uma semana muito preenchida para mim, pelo que não vou poder aqui escrever tanto quanto gostaria. Entretanto, deixo cá a prova de que os homens são capazes de se arruinar por uma cara bonita, ou de que os homens são uns precipitados, ou de que os homens perdem a cabeça mais facilmente do que as mulheres, ou de que os homens só vêem... uff...

terça-feira, dezembro 09, 2003

O MERCÚRIO NOS EUA É POUCO TÓXICO

Segundo este artigo do The New York Times, a Administração Bush, para facilitar a vida aos industriais, quer retirar o mercúrio da lista dos poluentes mais perigosos para a saúde. Pelo andar da carruagem, ainda vão dizer que o mercúrio contém vitaminas e minerais indispensáveis na prevenção de vários tipos de cancro.

segunda-feira, dezembro 08, 2003

DICIONÁRIO

O mais importante dicionário do mundo disponível na Internet pode ser consultado aqui. Com ele, é possível obter gratuitamente a definição e a tradução de milhões de palavras em 126 línguas.

quinta-feira, dezembro 04, 2003

CITAÇÃO

The great thing about the Internet is its levelling effect; online all opinions are equally WORTHLESS.
- Grant Morrison

O MEU ÚLTIMO E-MAIL

Estes senhores, conscientes de que a morte dá dinheiro, como é sabido, lembraram-se de criar um depósito de e-mails com as mensagens que gostaríamos de deixar aos nossos entes queridos, no caso de irmos desta para melhor sem estarmos a contar e, por isso, sem termos tido tempo de exprimir convenientemente o que sentimos por eles.
Só temos de imaginar que estamos quase a bater as botas e redigir o que nos vai na alma. Os e-mails ficam então armazenados nos servidores dos senhores, permitindo-nos - em qualquer parte do Mundo, e a qualquer hora do dia ou da noite - actualizar o seu conteúdo, não vá acontecer mudarmos de ideias entretanto.
Por cerca de 10 euros, podemos fazer esta surpresa póstuma a cinco pessoas. Além do mais, não corremos o risco de alguém ter acesso ao que escrevemos e rir-se na nossa cara até termos vontade de nos suicidar. É que os senhores garantem: "All messages are held, encrypted, on our secure server and are only sent after you pass away".

quarta-feira, dezembro 03, 2003

A NATO CONTRA O NUCLEAR

Para fazer face às novas ameaças do século XXI, a NATO instituiu hoje oficialmente uma força multinacional composta por 500 homens (entre os quais soldados portugueses), que foi treinada para prevenir e responder a diversos tipos de ataques mencionados na própria designação da coisa - Multinational Chemical, Biological Radiological and Nuclear Defence Battalion. Talvez não fosse má ideia aperfeiçoarem o treino com a nova geração de armas nucleares de um dos Estados membros da própria Aliança Atlântica. Se por algum motivo não der muito jeito, aqui fica outra sugestão para que a organização possa tirar algum proveito dos novos brinquedos: "As partes" inspiram-se no artigo 5º do tratado fundador da NATO, dão-lhe uma nova interpretação e determinam que "as armas nucleares de uma ou várias delas na Europa ou na América do Norte serão consideradas armas nucleares de todas". E tudo isto com a vantagem de nem sequer ser inédito ou surpreendente. Como sabemos, se há disposição que tem sido interpretada ao sabor das conveniências, é o artigo 5º.

MIL MILHÕES E NÃO BILIÕES

Soube através do NunoP que, afinal, foram cerca de 106 mil milhões as pessoas que nasceram na Terra, e não 106 biliões, como tinha referido num dos posts anteriores. Pelo erro, peço desculpa.
Aproveito para admitir que no meu caso esta informação serve apenas para encher a boca e exclamar um valente "foram 106 mil milhões!", caso o assunto venha à baila, por exemplo, num grupo de amigos. De certeza que vou surpreender toda a gente, mas só isso. A triste realidade é que não consigo conceber nenhum dos dois números.

terça-feira, dezembro 02, 2003

OS DISTRIBUIDORES DE PIZAS

Hoje, ia sendo atropelada por um daqueles rapazes que, de mota, entregam pizas em casa. Uma amiga minha jura que quantas mais entregarem, de preferência ainda quentinhas, mais dinheiro ganham. Ora, se isto for verdade, ficam explicadas todas as infracções graves a que já assisti, e que vão desde passar sinais vermelhos a fazer inversão de marcha nos sítios mais inacreditáveis, ou até circular em contra-mão. Para tirar dúvidas, acho que vou encomendar uma piza e fazer umas perguntas ao rapaz que vier entregá-la. Mas vamos que, na ânsia de chegar depressa, mata alguém no caminho? Não quero ser responsável por mortes ou estropiamentos, mesmo que indirectamente. Ou seja, acabei de tomar a decisão de deixar de encomendar comida por telefone, o que fazia com alguma regularidade e até gostava de fazer.
É para isto que servem os blogs... Começamos a pensar em coisas nas quais nunca tínhamos pensado antes, ou não tínhamos pensado tanto, por muito parvas que sejam, e acabamos por deixar de encomendar pizas.


Entretanto, julgo ter encontrado uma explicação: “Oferecemos-te um emprego em part-time numa empresa em crescimento, integrado numa equipa jovem e com reais oportunidades de futuro. Podes trabalhar como pizzeiro(a) ou, se tens licença de ciclomotores, como distribuidor(a).Terás mota da empresa, vencimento fixo mais incentivos (...)”.

THOMAS BERNHARD

No mês passado, li quatro livros do Thomas Bernhard. Começo hoje a ler o quinto: “Perturbação”. Repetições de palavras, ou de conjuntos de palavras, embalam sem deixar dormir. O homem deitava droga na escrita, ou quê?

QUANTAS PESSOAS NASCERAM NO PLANETA?

Eis uma pergunta que já passou pela cabeça de quase todos nós. Segundo parece, foram mais de 106 biliões. Desse número, vivem neste momento 5,8 por cento. Mas está tudo explicadinho aqui.

segunda-feira, dezembro 01, 2003

E NÃO É QUE VEIO MESMO PARA FICAR?

Desta vez, são os membros do clube português da Swatch que vão formar, amanhã, em Oeiras, a “maior corrente de relógios de plástico do Mundo”, numa tentativa de entrarem para o Guinness. Tal como o português (em cada sete compatriotas) que acredita poder ser infectado pelo vírus da sida se apertar a mão a um seropositivo, julgo que esta febre do Guinness é altamente contagiosa, ou melhor, contagiante. Aliás, acho que já não estou lá muito bem. Mas se houver quem queira fazer o maior blog do Mundo, é favor avisar.