sexta-feira, abril 30, 2004

REGOZIJO

Daqui a um par de horas, deixamos de estar na cauda da Europa. Isto sim, é evolução!

NOJO

Estas fotografias de soldados norte-americanos a humilharem presos iraquianos, que a CBS exibiu ontem, são incríveis. Sobretudo porque se trata de militares de um país ocidental, dito civilizado.
Um dos soldados envolvidos nestas cenas deploráveis justifica a sua actuação com o facto de o exército não o ter treinado no que toca a prisioneiros. E quanto a dar um tiro na própria cabeça? Será que o exército lhe deu instruções para que não o fizesse? Se sim, é pena.

"FEAR OF GOD"

Vale a pena ler este artigo sobre os políticos (Bush, em especial), Deus e os "media", nem que seja para se concluir que quem o escreveu é, muito provavelmente, paranóico.

"The more a politician talks about God, the more the press gets uncomfortable and weird".

quinta-feira, abril 29, 2004

RAPARIGA COM BRINCO DE PÉROLA

Um estudo aprofundado sobre o quadro de Vermeer, por Jonathan Janson.

"The Girl with a Pearl Earring is universally recognized as one of Johannes Vermeer's absolute masterworks. After more than a century of study, the work still poses significant questions. Who was the sitter and was the painting even intended as a portrait? Why had it remained in complete obscurity until it was rediscovered in 1882 and sold for the price of a reproduction? Was it a part of a pendant? Did Vermeer sell the painting during his lifetime? Why was the original background a deep transparent green rather than the black we see today? Was the pearl a real one? What significance did the turban have? Which painting procedures did Vermeer employ? Which pigments did he use?".

DESENHOS ANIMADOS

Nesta página, encontram links para vários episódios dos "Happy Tree Friends". Para quem não conhece, são animações destinadas a gente doente que se ri ao ver bonecos fofinhos a jorrar sangue.

PAPAROCA

Lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, em 2004.
Não, nenhum é português.

quarta-feira, abril 28, 2004

JOGO

Fiz 2916 pontos.
Gostava de escrever mais, mas hoje trabalhei muito e tenho a cabeça cozida. Até amanhã.

PURO ÊXTASE

Já é possível tocar num órgão sexual através da Internet. Não acreditam? Então, cliquem aqui.

terça-feira, abril 27, 2004

CONVERSÕES

Ora, cá está um grande democrata, que por este andar é bem capaz de vir a ser condecorado com a Ordem da Liberdade.

CUIDADO

Andam por aí uns engraçadinhos a roubar contas do MSN, graças a uma vulnerabilidade qualquer. Aconteceu com algumas pessoas que conheço. A Microsoft explica o que deve ser feito para evitar situações desagradáveis.

segunda-feira, abril 26, 2004

MESMO A CALHAR

Valentim Loureiro pode retribuir mais cedo do que pensava a amabilidade do amigo Pedro Santana Lopes, enviando-lhe uma mensagem de solidariedade que muito sensibilize o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

DA VINCI, PAI DO AUTOMÓVEL

Este carro em madeira e metal, desenhado em 1478 por Leonardo da Vinci, está patente no Museu de História e Ciência, em Florença, sendo esta a primeira vez que é apresentado na versão imaginada pelo artista.

domingo, abril 25, 2004

E SE...

"A futuristic robot polices the chaotic streets of a developing nation in this spec commercial/corporate video". O download é lento, mas vale a espera.

sábado, abril 24, 2004

PARABÉNS

Ao FC Porto, bicampeão nacional!

O PRÓXIMO

Ariel Sharon dá cada vez mais sinais de estar a preparar o assassínio de Yasser Arafat. O líder palestiniano - que sempre foi autoritário, hipócrita e adepto da táctica de dividir para reinar -, será assim transformado num símbolo para as gerações actuais e vindouras, que vão radicalizar-se e concentrar-se na tarefa de fazer da vida dos israelitas um eterno sobressalto, em Israel como no estrangeiro. Transformar um velho doente, através de uma morte violenta, numa figura mítica e por isso muito mais perigosa é, no mínimo, insensato. Sharon tomou o gosto aos assassínios selectivos e aproveita a conivência de Washington e uma altura em que as atenções se centram no Iraque para fazer o que bem entende. Só que desta vez a Casa Branca não poderá alegar que não foi prevenida. Todos fomos.

sexta-feira, abril 23, 2004

FESTA DA MÚSICA NO WINDOWS

A partir dos quase sempre irritantes barulhos do Windows, alguém muito desocupado lembrou-se de fazer uma música. Aproveito este link, que me foi enviado por um leitor, para agradecer publicamente às pessoas que me sugerem por email sites interessantes ou engraçados.

quinta-feira, abril 22, 2004

MAIS MOTIVOS DE ORGULHO

Menos de 10 por cento dos britânicos consideram que programas televisivos sobre arte e religião são importantes para a sociedade. E se no Reino Unido é assim, imagine-se em Portugal. O facto de ser óbvio que as televisões nacionais têm consciência das preferências dos seus telespectadores, e isto há vários anos, só reforça o que tenho escrito aqui ultimamente: estamos muito à frente, sim senhor.

quarta-feira, abril 21, 2004

SEGUNDA MÃO

Mantenho a promessa para o próximo dia 4.
Snif. Estava tão esperançada numa vitória do Porto, que tinha até preparado para deixar aos meus caros leitores um joguinho em que Bush é o herói e tenta matar terroristas que invadiram a Casa Branca. Não é que passasse a dizer bem dele, mas a alegria que previ ia ser tão grande que, por uma vez, senti-me capaz de postar aqui qualquer coisa que não lhe fosse desfavorável. Como sou uma querida, deixo o joguinho na mesma. No entanto, e tendo em conta que o Porto empatou, acrescento um link mauzinho, com uma pergunta à qual não vou tentar responder, já que a resposta é demasiado óbvia. A página não é muito recente, mas vale a pena ler.

PROMESSA

Se o FC Porto ganhar hoje ao Corunha, nunca mais digo mal do Bush, carago!

terça-feira, abril 20, 2004

AO QUE ISTO CHEGOU

O Paulo Camacho disse "judite" em vez de "judiciária", em pleno Jornal da Noite da SIC. Depois, lá corrigiu.

PUB

Concordo com o Jorge Leitão Ramos, que critica no Expresso Online um anúncio com António Vitorino D'Almeida, no qual o maestro promove um novo canal da TV Cabo, o "Lusomundo Action".
Se a Administração norte-americana conhecesse as potencialidades dos criativos portugueses, teria evitado muitas dores de cabeça antes da acção militar no Iraque, através de propaganda à séria para convencer os iraquianos a permitirem a invasão com alegria. Bastaria para isso algo do género: "Conhecem as nossas bombas? Fazem uma barulheira medonha. Quando caem por perto, magoam um bocado. Muitas vezes, estropiam, mandam vários para o maneta. Mas, também de borla..."

AINDA OS AGENTES IMOBILIÁRIOS

Não resisto a deixar aqui este link, que retrata tão bem os agentes imobiliários, muito embora tenha já encontrado o apartamento para o qual espero ir morar em breve e não tenha que voltar a conviver com semelhantes melgas.
Estou agora numa fase que consiste em detectar, com alguma frequência, alterações relativas às informações que obtive de início por parte do banco ao qual solicitei um crédito à habitação. Nessa altura, tudo eram rosas: o processo seria célere, as condições fantásticas.
Como já adivinharam, nada disso se verifica, pelo que estou em condições de confirmar o que toda a gente sabe ou desconfia: também nesta área o ludíbrio se pratica com entusiasmo.

APITO DOURADO

É a democracia em movimento!

segunda-feira, abril 19, 2004

CURIOSIDADES

O "Livro Ilustrado dos Recordes Sexuais" pode ser consultado neste site.
Chiça, pareço a TVI.

REGRESSO A CASA

Aqui está uma fotografia que Bush e Rumsfeld gostariam que ninguém visse.

sexta-feira, abril 16, 2004

SUGESTÃO

Este fim-de-semana, que tal uma volta de mota em Chernobil, com a Elena?

quinta-feira, abril 15, 2004

ENGANOS

O Presidente norte-americano foi rectificado pela própria Casa Branca. Na procura desesperada de uma explicação sobre como é que alguém como George W. Bush pode conduzir os destinos dos Estados Unidos - e consequentemente de tantos outros países -, encontrei uma resposta que me tranquilizou bastante. Afinal, ele não é imbecil, mas sim disléxico. Está tudo explicadinho no ponto 6 desta página.

DIT-DAH-DAH-DIT-DAH-DIT

Pela primeira vez em 60 anos, um carácter é adicionado ao código Morse. É o "at" (@), oficialmente parte deste sistema de comunicação a partir do próximo mês de Maio.

quarta-feira, abril 14, 2004

O COMEDIDO

Slobodan Milosevic quer convocar 1631 testemunhas para a segunda fase do seu julgamento.

O EIXO

Abdul Qadeer Khan, pai da bomba nuclear paquistanesa e contrabandista, garante que Kim Jong-il, o guloso, esconde no seu país pelo menos três engenhos nucleares. Temos assim a Coreia do Norte a pedi-las, depois do Iraque, que ao que tudo indica nem sequer as pediu. Em compensação, o terceiro elemento do "eixo do mal" safa-se muito bem.

PROGRESSOS

Sou daquelas pessoas irritantes que acompanham aos berros, ou tentam acompanhar, todas as músicas que ouvem. Ora, um dos locais mais propícios a essa prática é, sem dúvida, o carro. Antigamente, havia o problema de nos semáforos, por exemplo, ter de me calar por temer o que os outros pudessem pensar de mim. No entanto, os avanços tecnológicos, mais propriamente os kits mãos livres, mudaram a minha vida. Perdi a vergonha. Não tenho nenhum, mas nas bichas (perdão, nas filas) noto que os outros julgam que estou a falar ao telemóvel. Desde que não dance.

terça-feira, abril 13, 2004

MANEQUINS

Encontrei uma loja virtual holandesa de manequins para todos os gostos: tem homens, mulheres, crianças, animais, novos, usados. Há mesmo uma secção de bonecos antigos, aos quais faltam mãos e dedos. Brrr...

MERDA

Vai estar mau tempo no fim-de-semana.

MOTIVOS DE ORGULHO

Ainda na sequência do que escrevi aqui há alguns dias, reparo que, mais uma vez, um português inovou. Muito antes desta onda de raptos de tudo o que mexe e tem ar de estrangeiro, no Iraque, o repórter da TSF Carlos Raleiras tinha lá sido sequestrado. Além disso, e mais uma vez, o livro já foi publicado. Se isto não é estar muito à frente...

segunda-feira, abril 12, 2004

ORA

Façam favor de aprender a dobrar t-shirts como deve ser.

KIM JONG-IL

Podem conhecer aqui alguns episódios da vida do líder norte-coreano, Kim Jong-il, contados por um antigo cozinheiro. Enquanto milhões de norte-coreanos morrem esfomeados, Kim Jong-il ingere o melhor atum, caviar iraniano e bacon dinamarquês.
E por falar em comida, vou acabar com o requeijão e o doce de abóbora que me ofereceram na semana passada e que, desde então, têm ocupado a quase totalidade dos meus pensamentos.

AO NUNO GUERREIRO...

...do blog Rua da Judiaria, felicitações pelo casamento.

VÍDEO

Os robôs Qrio, de que já tinha aqui falado antes, dançam bem!

sábado, abril 10, 2004

DESEJO E LEMBRETE

Boa Páscoa e não se esqueçam de jogar no Totoloto!

quinta-feira, abril 08, 2004

FICÇÕES

No Reino Unido, andam intrigados com um blog misterioso, supostamente escrito por uma "call girl" londrina que gosta de ser chamada Belle de Jour e manter o anonimato. Os britânicos desconfiam que não é da autoria de uma prostituta, mas apenas de alguém com bastante imaginação e que escreve muito bem, o que leva o Guardian a concluir de forma brilhante que é possível escrever ficção em forma de blog.
É verdade que somos muito atrasadinhos em muitas coisas, mas, de vez em quando, lá nos antecipamos. O problema é que só nós é que sabemos.
Ah, a Belle de Jour também vai publicar um livro. A editora compromete-se a manter o anonimato, claro. Aposto que depois disso nunca mais escreve nada no blog.

A SEGUIR

"Turning the tide", o blog de Noam Chomsky.

quarta-feira, abril 07, 2004

RESISTÊNCIAS

Os Estados Unidos conseguiram a proeza de unir xiitas e sunitas. E pensar que há quem diga que não estão no Iraque a fazer o bem...

terça-feira, abril 06, 2004

A PEDALAR

Vi hoje "Belleville Rendez-Vous", um filme de animação com muito humor, acção e beleza, sobre um ciclista parecido com o Paulo Portas, raptado durante a Volta a França e procurado pela avó portuguesa (madame Souza) e o cão gordo, que o seguem até ao outro lado do oceano. É aqui que encontram umas trigémeas, antigas estrelas do music-hall, que vão ajudá-los.

Agora, vou dormir. Boa noite, e lembrem-se: nada de fumar na cama.

TÃO QUERIDOS...

Gosto de ler "o jovem líder xiita Moqtada Sadr". É que ele tem 30 anos, apenas menos dois do que eu.

OLÉ

Finalmente, uma boa notícia. Embora a medida adoptada pelo Conselho Municipal de Barcelona - que hoje se declarou contra as corridas de touros e a favor dos direitos dos animais - não seja vinculativa, é um passo no bom sentido.
Por cá, como de costume, recuamos. Matar um touro em Portugal, em tempos considerado crime, punível com prisão, não passa hoje de mera contra-ordenação.

segunda-feira, abril 05, 2004

CONFUSÕES

O chefe da Autoridade Provisória da Coligação no Iraque, um norte-americano que está lá graças a uma ocupação ilegal, diz que o líder xiita Moqtada al-Sadr, um iraquiano de gema, é um fora-da-lei. Faz sentido?

PORQUE MAIOR É MELHOR

Aqui fica outro URL do Malícia-de-mulher:
http://www.hugeurl.com/?ZjkyNzc3OTBkM2E0MWZlODM5MGM4NzI4OTg1MGNmMjQmMTEmVm
0wd2QyUXlWa2hWV0doVVYwZG9jRlZ0TVZOWFZsbDNXa1JT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sexta-feira, abril 02, 2004

FUI

Vou à cidade dos arcebispos, da sé velhinha tão usada em comparações, dos que deixam a porta aberta, vou ao penico do céu. Até domingo.

quinta-feira, abril 01, 2004

LEMBRETE

Ah, é verdade, hoje é o dia das mentiras.